Nossa história

PROJETO INVERSO IMPACTO VIVO

“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o

começo da realidade”. (D. Quixote)

A região Norte de Florianópolis, segundo estatísticas, é uma das mais vulneráveis da cidade. Em se tratando de criança e adolescente existiam poucas alternativas para tirá-las da ociosidade.

Neste contexto, nasceu o Projeto Impacto Vivo, em agosto de 2014. Os coordenadores Sidnei César de Souza e a pedagoga Jociane de Souza, também pastores da Palavra Viva Church, levaram a ideia ao líder Bispo Pedro Flori Ramos, de utilizar o espaço da própria igreja, que ficava ocioso durante o dia, para um projeto social. O desafio foi aceito por ele e abraçado por todos. A partir daí, o que seria apenas um “templo” transformou-se num lugar cheio de crianças e adolescentes com várias oficinas gratuitas e o principal – com muito afeto e respeito.

O início foi de forma tímida: atividades três vezes na semana e atendendo 30 crianças e adolescentes, encaminhados em sua maioria pelo Conselho Tutelar, com idade de 06 e 14 anos no período inverso escolar. Depois foi ganhando mais espaço e hoje conta com cerca de 80 estudantes que, no período em que não estão na escola, têm no projeto a oportunidade de participar de várias oficinas de forma gratuita e construir uma identidade de cidadão.
O Projeto Inverso Impacto Vivo não conta com recursos públicos, mantendo-se através da Palavra Viva Church e de doações captadas junta à comunidade e, além de promoções de eventos beneficentes.

“SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS!”

O Pequeno Príncipe – Saint Exupéry

OBJETIVO

• Oferecer atividades esportivas, culturais e artísticas como estratégias educativas de atenção integral, inclusão social, desenvolvimento físico, motor, cognitivo e valores éticos, psíquicos, sociais e religiosos;
• Diminuir a evasão escolar e aumentar o rendimento escolar;
• Oportunizar maior participação e inclusão social, proporcionando o exercício pleno da cidadania e ampliando as possibilidades de escolhas no cotidiano da vida social;
a• Fortalecer vínculos familiares;
• Prevenir o uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, objetivando engajamento no apoio às atividades com base na filosofia da responsabilidade compartilhada;
• Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processos de aprendizagem

Endereço das Oficinas:
Rodovia João Gualberto Soares, 4696 – Rio Vermelho
Fone: 48.3232.9750
Email: projetoimpactovivo@gmail.com

META

Para se alcançar os objetivos estabelecidos realiza-se o atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social prioritariamente, advindas da rede sócioassistencial, escolas públicas municipais e conselho tutelar.

Ao público escolhido são oferecidas oficinas de apoio pedagógico, apoio psicológico, música, dança, artesanato, artes marciais, educação física e ensino de línguas estrangeiras. Estas atividades são distribuídas de forma alternada no período de cinco dias da semana, com duração de 1h30m minutos cada.

As atividades esportivas ministradas são: Jiu-Jitsu, Surf e Educação Física. As atividades artísticas são aulas de: Violão, teclado, percussão, flauta e artesanato. As atividades de apoio pedagógico são aulas de: Espanhol, Inglês e disposição de uma Pedagoga. Atividades Tecnológicas estão inseridas com a Oficina de Robótica, para apoio ao meio ambiente, oficina de Reciclagem e Educação Ambiental, também relacionado ao pedagógico educativo, a Oficina Cultural e de Empreendedorismo. Para proposta de atividades de lazer, são os passeios com temas dentro do planejamento de aula de cada oficina, como o passeio ao Red Park, localizado no bairro do Rio Vermelho, centralizado nas quartas – feiras (Parque ao ar livre, com quadras – voleibol e traves – futebol, balanços etc.) e demais brincadeiras lúdicas.