CONHEÇA
CADA PARTE
DO NOSSO
PROJETO POR
COMPLETO

UM LAR PARA AS CRIANÇAS CHAMAREM DE SEU: CASA LAR!

SEJA UM VOLUNTÁRIO DESTE PROJETO.

NOSSA HISTÓRIA
CASA LAR

A Casa de Acolhimento Semente Viva nasceu em 2011.

É uma instituição sem fins lucrativos, criada para ser um lar provisório para crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco social – vítimas de abandono, negligência, violência doméstica e sexual.
As crianças são encaminhadas pela Justiça e permanecem até que tenham um destino: ou retornam às suas famílias de origem/ampliada, quando os estudos psicossociais apontam que há esta possibilidade ou são direcionadas à adoção.
Trabalhamos incansavelmente para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes não só inseridas em nossa instituição, mas como um todo, participando dos principais espaços em nível de Brasil que discutem e promovem políticas públicas para a infância/adolescência.

Um lar para as crianças chamarem de seu: Casa lar!

É assim que as crianças se sentem, em um lar. Por isso, a nossa casa funciona

sob um planejamento criterioso, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Além de uma equipe multidisciplinar, conta ainda com a ajuda de voluntários e de pessoas dispostas a abraçar a causa, seja com seu tempo, seu conhecimento, ou seus recursos financeiros.

Projeto baseado na Sociologia da Infância

Nosso projeto pedagógico é baseado na Sociologia da Infância, tendo a criança como protagonista de sua própria história. Ela é tratada com um ser único, com suas características e potencialidades respeitadas. Desenvolvemos o seu crescimento, respeitando cada fase e perfil. Como são advindas de um contexto que muitas vezes não oferece o básico, aqui precisam aprender sobre tudo. Aproveitamos o lúdico, as brincadeiras, as conversas na mesa, para ensinar valores que certamente levarão para a vida toda!

REGISTRAMOS A HISTÓRIA DE CADA CRIANÇA…

PORTFÓLIO

Toda criança gosta de histórias, mas precisa também

ser incentivada a contar a sua própria história.

Por isso, a Casa de Acolhimento Semente Viva adota um método de registro das ações e desempenho das crianças por meio de um Portfólio. Ele reúne as percepções dos cuidadores e equipe técnica, o crescimento, fotos, trabalhos manuais e o desenvolvimento da criança dentro da Casa, em forma de história. Muitas crianças chegam com idade avançada sem nenhum registro de sua vida anterior e aqui proporcionamos que isso aconteça.

Esse registro também serve como um documento (mesmo que informal) para as famílias adotivas.

A dinâmica do Portfólio que as crianças gostam de chamar de “Meu Livro” é muito interessante. No dia que em que a criança é desacolhida, há uma FESTA DE DESPEDIDA e nela há o lançamento do Livro. Só que, ao contrário dos escritores que autografam suas obras, neste momento quem autografa o livro, são todos os amigos, funcionários e voluntários da Casa, na última página, como forma de também deixar sua mensagem à criança.

Depois de lermos a história para todos, entregamos o livro à criança como um presente. Este momento é emocionante e mágico.

CONHEÇA ALGUMAS DAS NOSSAS

HISTÓRIAS

Crianças acolhidas, que marcaram nossa história e deixaram sua marca na casa