Casa Lar Semente Viva

Psicopedagógico

Nosso projeto pedagógico está baseado na sociologia da infância, em que a criança atua como protagonista de sua história. A proposta educativa apresenta conteúdos integrados em dois eixos temáticos a serem trabalhados: identidade pessoal e social.

O objetivo é desevolver as capacidades do educando na apropriação de suas potencialidades afetivas, cognitivas e de posturas essenciais, como por exemplo: cooperação, responsabilidade e autoconfiança.  Ou seja, a criança e o adolescente participam na conscientização do saber para que dia após dia sejam preparados para contribuir na construção de um futuro melhor.

Nossa realidade de educandos envolve crianças e adolescentes advindos de encaminhamentos do Conselho Tutelar, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social:

  • Violência doméstica;
  •  Abuso sexual;
  • Situações em que sofreram algum tipo de trauma.

Baseado e amparado no Estatuto da Criança e do Adolescente, nossa proposta é levar à criança e o adolescente educação como um todo.  Desde o simples ato de jogar um papel na lixeira, ensiná-lo a não destruir o patrimônio público.

Ensiná-las a cuidar das coisas alheias, a zelar pela natureza, a respeitar o próximo, mostrar a importância da leitura em sua vida, a valorização do estudo, como também a importância do lazer e do esporte.

Levá-las a amar, respeitar e aceitar as pessoas como são, sabendo que elas são repletas de erros, mas que devemos compreendê-las e auxiliá-las a melhorarem seus relacionamentos com os outros.

Ensinar a respeitar o colega de aula ou de quarto, arrumar suas roupas no roupeiro, a guardar seus brinquedos após brincar, valorizar atitudes dizendo: ?obrigado?, ?por favor?,  ?bom dia?.

Cada sujeito é único e singular. Quanto mais cedo as crianças e os adolescentes estiverem no convívio com pessoas, que as orientem na educação e na valorização do ambiente em que vivem, poderão desenvolver valores e sentimentos de solidariedade, respeito ao próximo e amor.

Elas aprenderão que, pelas suas ações, desenvolverão tolerância pela diversidade humana.

Como posso ajudar este projeto?

Junte-se a nós neste desafio e ajude a transformar a realidade de quem tanto precisa!

Ajude este projeto