Casa Lar Semente Viva

Metodologia

Um metódo de ensino que diverte e traz amadurecimento...

O Lúdico

Brincar é um poderoso meio para a aprendizagem e nesse sentido é natural que cada educador use técnicas de arte no trabalho. Consideramos, entretanto, que a arte deve também se fazer presente no dia- a- dia até mesmo para ensinar matemática, como por exemplo: a criança que reside na Casa de Acolhimento traz os temas para a casa e o educador irá auxiliar no desenvolvimento destas tarefas. Porém, poderá fazê-lo de forma lúdica: confeccionar juntamente com as crianças materiais de contagem, pintando e decorando, tampinhas de garrafa pet ou caixinha vazias de fósforos.

Hora do conto

A hora do conto é uma ferramenta muito importante na educação das crianças por tratar-se de uma proposta baseada em diferentes tipos de valores. Portanto, na hora do conto são dramatizadas estórias infantis de animais considerando suas características de afeto: (proteção, medo, raiva, carinho, atenção, egoísmo, respeito, obediência, solidariedade e amor). Através de teatro, fantoches, músicas e dramatizações, as educadoras passam o conhecimento e entendimento sobre valores éticos, morais e espirituais, dando bons exemplos de perdão e amor ao próximo.

Videoteca e Livroteca

A Casa Lar dispõe de um acervo de livros e vídeos, pois existem os dias de chuva e de frio em que as crianças não podem ficar no pátio e na ociosidade. Acreditando que a leitura é fundamental para o crescimento humano, os educadores incentivam a prática. A formação do leitor é um processo de amadurecimento. Quanto mais cedo começar o despertamento do entendimento universal, melhor será em todos os aspectos na vida adulta. 

 

Um metódo de ensino que diverte e traz amadurecimento...
 

Como posso ajudar este projeto?

Junte-se a nós neste desafio e ajude a transformar a realidade de quem tanto precisa!

Ajude este projeto